Powered By Blogger

domingo, 8 de novembro de 2009

Projeto de Postos de Recolhimento de Pilhas e Baterias


É com muita satisfação que o GEA/SM apresenta o Projeto “Postos de Recolhimento de Pilhas e Baterias”. Que irá recolher, por meio de postos espalhados no Município. Nas escolas e prédios públicos.


Males causados pelo vazamento de pilhas
Mercúrio
Distúrbios renais e neurológicos, mutações genéticas, e alterações no metabolismo e deficiências nos órgãos sensoriais (tremores, distorções da visão e da audição).
Cádmo


Agente cancerígeno e que pode causar danos ao sistema nervoso.  Acumula-se, principalmente, nos rins, fígado e nos ossos; provoca dores reumáticas e miálgicas (musculares), distúrbios metabólicos que levam à osteoporose, disfunção renal e câncer.

Chumbo


Gera perda de memória, dor de cabeça, irritabilidade, tremores musculares, lentidão de raciocínio, alucinação, anemia, depressão, insônia, paralisia, salivação, náuseas, vômitos, cólicas, perda do tônus muscular, atrofia e perturbações visuais, e hiperatividade.

O que fazer?


A lei ambiental permite que pilhas comuns sejam jogadas no lixo.  Pilhas e baterias nocivas têm um símbolo especial na embalagem.  Essas nunca podem ir para o lixo e devem ser devolvidas no local de compra do produto.